Lançamento de livro sobre mapeamento dos terreiros da Grande Florianópolis no Templo Ecumênico no último sábado, 16 de setembro

19/09/2017 15:06

Convênio entre UFSC e IPHAN resultou no livro “Territórios do Axé: religiões de matriz africana em Florianópolis e municípios vizinhos”, organizado pelo NUER – Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas. O livro foi entregue às lideranças religiosas presentes e demais autoridades, e deverá ser encaminhado também às instituições catarinenses diretamente envolvidas com as religiões afro-brasileiras.

Em breve um PDF do livro estará disponível no site http://kadila.net.br/territorios-do-axe/

 

O Projeto Territórios do Axé: religiões de matriz africana em Florianópolis e Municípios Vizinhos, realizado pelo (NUER) foi coordenado pela professora do Departamento de Antropologia, Dra. Ilka Boaventura Leite, e contou com uma equipe de mais de 40 pessoas, entre professores de diversos departamentos, estudantes de pós-graduação e graduação, militantes afro-religiosos e principalmente o povo de santo.

O livro contém o levantamento das religiões de matriz africana realizada em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. Tal publicação contem também um levantamento das principais modalidades de práticas religiosas, a história da formação das casas religiosas, um perfil das lideranças e demais informações que ressaltam a importância do patrimônio material e imaterial dessas instituições.

A pesquisa vem romper com o enorme silêncio que paira sobre as religiões de matriz africana em Florianópolis e seus arredores. Tal projeto procurou enfatizar por um lado, a presença efetiva dessas manifestações religiosas, a diversidade e a riqueza do seu patrimônio cultural; por outro, revelou a persistência da discriminação, do preconceito e do racismo, que, de várias formas, impedem o efetivo reconhecimento destas religiões como um dos direitos inscritos na Constituição Brasileira.

Durante o seminário aconteceu uma cerimônia religiosa de abertura para saudar esse importante momento e conquista para a comunidade de santo da cidade. Após a manifestação das autoridades presentes, a equipe fez uma breve apresentação dos resultados do projeto e cada casa recebeu uma cópia do livro contendo o relatório final do trabalho realizado.