Oficina de Leitura 2024: Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro

26/04/2024 16:00

O Instituto Kadila convida para participarem da Oficina de Leitura II – 2024: Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro, ministrada pela profa Draª Simone Pereira Schmidt (UFSC)

Quando? Do dia 02 de maio até 19 de setembro de 2024, sendo encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 15 às 17h

Onde? No NUER / CFH (Subir as escadas do bloco central do CFH (bloco A) onde fica a guarita dos seguranças, o café e o Hall) até o último andar. À esquerda estará a sala do Instituto Kadila, ao lado está o NUER)

A proposta de Oficina de Leitura do Instituto Kadila para 2024 intitula-se Escritas de mulheres nas rotas do Atlântico Negro.

Expressão criada pelo conhecido sociólogo britânico Paul Gilroy, o Atlântico Negro representa as rotas traçadas a partir do tráfico de pessoas escravizadas, em percursos que resultaram em trocas humanas, simbólicas e culturais que transcendem em muito  a experiência histórica da escravidão. Ao analisar as rotas transnacionais e interculturais realizadas na modernidade a partir da diáspora dos povos africanos, Paul Gilroy criou a poderosa metáfora do Atlântico Negro: tomando a figura do navio como um dos primeiros cronotopos de modernização, encontramos, no centro de sua reflexão, o motivo da viagem e seus desdobramentos históricos. O Atlântico Negro seria, assim, o espaço imaginário de uma outra viagem, protagonizada não pelos colonizadores em suas rotas de expansão e conquista, mas uma forma de repensar a cultura viajante, a partir da experiência e das trocas culturais protagonizadas pelos subalternos.

Tomando como referência este espaço híbrido e transcultural do mar cruzado em vários sentidos, a partir das rotas da escravidão, o autor percorre seus diferentes significados, desde sua função como unidade cultural e política, elemento móvel que, ao se deslocar, ligava os espaços fixos que através dele se conectavam, até a evocação do tráfico de escravos e sua relação com os projetos de modernização. O Atlântico, nesse sentido, pode ser lido como  espaço híbrido e transcultural, cruzado em vários sentidos, através dos quais se ligaram África, Europa e Américas.

No intuito de conhecer mais profundamente as vozes das mulheres que, desde muito cedo, fizeram ecoar, nos desdobramentos espaço-temporais do Atlântico Negro, as suas experiências, as dores e alegrias do seu percurso, queremos propor a leitura de escritoras africanas, afro-brasileiras, caribenhas e afro-estadunidenses, para ouvir e compreender o que disseram, seu testemunho histórico e sua criação literária.