Olhares de África

IMG_4246

O projeto “Olhares de África”, desenvolvido no NUER (Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas), está trazendo como programação para a Primavera dos Museus 2013 “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira” uma exposição na Galeria do NUER. A exposição “Olhares de África: lugares e entre-lugares da arte na diáspora” busca estabelecer correlações entre a arte contemporânea de África e das diásporas, enfatizando suas influências mútuas, suas poéticas e políticas.

A arte contemporânea e seus mestres fundadores em Brasil e Moçambique são apresentados ao público: Abdias do Nascimento e Malangatana Ngwenya, respectivamente. A exposição traz os marcos históricos formadores das propostas estéticas desta arte, além de destacar os artistas e ainda explorar temas como os colonialismos e colecionismos de arte africana pelo mundo, os movimentos artísticos e as lutas libertárias e as ações políticas que visam superar o racismo e o preconceito. Através de imagens e informações visa estabelecer os parâmetros para se pensar os processos artísticos e políticos na atualidade.

O projeto “Olhares de África” é coordenado pela Profa. Ilka Boaventura Leite, tem apoio do CNPq, fez parte do Programa PIBIC/UFSC e contou com a colaboração da equipe de bolsistas do NUER e estudantes do curso de Museologia da UFSC.

A Galeria do NUER está localizada no segundo andar do Bloco A (na passagem do bloco A para o D) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH. Poderá ser visitada das 08:00 às 22:00 horas, de segunda a sexta-feira.