Ensaio Fotográfico Cacimba

Na árida região do Kuroca, sudoeste de Angola, as cacimbas são poços artesanais cavados no leito seco do rio, cuja proximidade é determinante nos percursos de transumância dos pastores mucurocas. É um lugar de encontro de diferentes famílias, gerações, mulheres e homens em visitas matinais que se prolongam ao longo da tarde com o beber dos rebanhos e o secar dos panos, as brincadeiras juvenis e o banho fresco com a água salobra que brota da terra. Este ensaio é parte integrante da pesquisa “Marcas da Etnicidade – Indumentária e pertença étnica no Kuroca, sudoeste de Angola”, vinculada ao curso de mestrado do programa de pós-graduação em antropologia social da Universidade Federal de Santa Catarina, e ao Centro de Estudos do Deserto (CE.DO), no Kuroca, Angola. A pesquisa trata de processos de afirmação de identidades e demarcação de fronteiras étnicas na região sudoeste de Angola, e procura problematizar o modo como diferentes elementos estéticos, exibidos publicamente nos corpos dos sujeitos, atualizam processos de identificação e diferenciação interétnica.

 

01 - pequeno

02 - encontro

03 - mulola

04 - vazio

05 - cheio06 - bebem07 - satisfeita08 - feminino09 - aprendizes10 - lenco11 - secam12 - masculino13 -rape¦ü14 - cresce15 - atento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autora: Milena Argenta – graduada em ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre pelo programa de pós-graduação em antropologia social da mesma universidade e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER/UFSC). Atuou em projetos de pesquisa relacionados aos temas da antropologia da saúde e saúde mental; antropologia das populações afro-brasileiras; comunidades quilombolas, territorialidades e patrimônio cultural; identidade e etnicidade; Arte africana na diáspora; etnologia africana; indumentária e arte corporal. Agradecimentos especiais ao NUER/UFSC e ao CE.DO, que viabilizaram a realização desta pesquisa.