Afro-Leituras

“Perguntar pela razão das coisas não conduz ao imediato encontro da resposta. Mas quando a dúvida chega, as ligações entre o observador e o observado deixam de ser automáticas – passam a ser mais humanas. Com freqüência a preocupação com uma atitude antropológica leva o observador a se comportar como alguém culto que faz perguntas a pessoas sem qualquer cultura, quando o importante é conseguir um diálogo antropológico entre pessoas que pertençam a culturas diferentes.” (Jean-Rouch, 1973)

O espaço afroleituras buscar evidenciar as produções acadêmicas dos pesquisadores do NUER (pequenos textos, artigos, resenhas críticas) bem como de pesquisadores e especialistas de diferentes universidades e núcleos de pesquisa no Brasil e no Exterior que além de desenvolverem reflexões que dialoguem ou que possuam alguma relação com as propostas temáticas de pesquisa do Núcleo – Educação afro-brasileira, Direitos territoriais e Diásporas africanas – , também estejam interessados em disponibilizar suas publicações para um público amplo e diversificado (acadêmicos, pesquisadores, graduandos, pós-graduandos). Neste sentido a proposta é que este espaço possa privilegiar e possibilitar a socialização e a divulgação de reflexões acadêmicas contribuindo deste modo para a difusão e compartilhamento do conhecimento antropológico e das ciências humanas em geral.

Comissão Editorial:
Ilka Boaventura Leite
Esmael Alves de Oliveira
Romulo Bassi Piconi

Políticas de Reconhecimento: as ações afirmativas no Brasil – Karine Pereira Goss

A luta contra o racismo no Brasil hoje e o movimento docente – Marcelo Tratenberg

As classificações étnicas e as terras de negros no sul do Brasil – Ilka Boaventura Leite

Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas – Ilka Boaventura Leite

Senhores e escravos: liberdade e reciprocidade – Frank Marcon

Tá tudo dominado: a institucionalização da capoeira – Joanna de Paula Filgueiras

O mito das três raças repaginado – Ilka Boaventura Leite

Estudos pós-coloniais em reflexão – Frank Marcon

Análise comparativa de grupos de capoeira na Universidade Federal de Santa Catarina a partir do ritual do batismo – Iara Attuch