Nuer convida para 1º Funzana de 2025, com temática: “O NUER: Linhas de pesquisa e projetos em andamento”
❗ NUER , com apoio do Instituto Kadila convidam para o 1º Funzana de 2025, com a temática sobre “O NUER: Linhas de pesquisa e projetos em andamento”, contando com a presença das professoras:
Drª Alexandra Alencar, falando sobre o “Ebó Epistêmico e suas frentes de atuação”. Ela é professora do Dept. de Antropologia e PPG em Antropologia Social da UFSC. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER/UFSC). Co-coordenadora do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC). Rainha do Maracatu Arrasta Ilha. Mãe do Nagô e do Irê., apresentando seu trabalho: “Música e formação de sociabilidades na Guiné-Bissau: rap e a Bancada como articuladores da experiência contemporânea dos jovens”.
Drª Ilka Boaventura Leite, falando sobre o macroprojeto “ORÍ EBÓ AXÉ: quilombos, diásporas africanas, poéticas e políticas”. A Drª Ilka é professora Titular aposentada do Dept. e do PPGAS da UFSC. Professora colaboradora do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, na área África e suas Diásporas. Fundadora e atualmente co-coordenadora do NUER. Coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.
Drª Samara Freire, com sua fala intitulada “Vivências e realizações: um relato da construção do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFSC”. A professora Samara é professora adjunta do Dept. de Antropologia e do PPGAS na UFSC. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ). Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (UFSC/EAD). Trabalha com comunidades quilombolas e palenqueras. Atua nas produções dos Estudos Afro Latino Americano e Caribenho.
Drª Thainá Castro, com uma fala sobre “Patrimônio Negro: as potencialidades dos acervos do NUER”. Thainá graduou-se em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestre em Memória Social pela mesma instituição (2012) e doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Professora adjunta da Coordenadoria Especial de Museologia da UFSC (2013). Co-coordenadora do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC).
👉🏾 O encontro ocorrerá no dia 04/04/2025 (sexta-feira), às 18h30 no espaço físico do NUER (2º andar do bloco A do CFH/UFSC).
Siga nossas páginas no Instagram: @nuer.ufsc @institutokadila.