Lançamento do curta Fazendo cruzos, do projeto Ebó epistêmico
O documentário curta-metragem “Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias” atravessa os caminhos construídos ao longo das cinco edições do projeto realizado pelo Ebó Epistêmico na UFSC desde 2022.
Desde sua criação, o projeto Fazendo Cruzos se propõe a ser um espaço formativo que articula práticas pedagógicas no formato de evento acadêmico científico artístico cultural de cunho interdisciplinar com ênfase na produção e circulação de saberes críticos sobre as relações raciais no Brasil. Na sua 1a edição, tivemos como tema “Onde estão os artistas negros em Santa Catarina” e a partir da 2a edição, temos seguido as temáticas de acordo com o plano de ensino da disciplina Estudos Afro-brasileiros realizando a transposição didática de autores, conceitos e debates discutidos na formação de educadores antirracistas.
Ao longo de suas cinco edições, o projeto tem promovido a ocupação dos espaços físico – halls, corredores, jardins, salas de aula etc. – e institucionais da Universidade, com práticas que vão se tecendo para além dos limites da educação formal de uma sala de aula tradicional. Por meio de rodas de conversas, oficinas, performance, exposições e intervenções urbanas, o Fazendo Cruzos mobiliza epistemologias negras, trazendo reflexões sobre a constituição do campo das relações raciais e os dispositivos de reprodução das desigualdades na universidade pública brasileira.
Este filme é um convite para vivenciar a potência das encruzilhadas e da afirmação da diversidade como princípio formativo.
Mais informações: @eboepistemicoufsc
📅 Data: 02 de junho de 2025
📍 Local: Auditório do CFH, Bloco B – (CFH/UFSC)
⏰ Horário: 18:30h