Alexandra Eliza Vieira Alencar, nova professora da UFSC

15/01/2021 19:08

Alexandra Eliza Vieira Alencar, nova professora da UFSC.
Uma das mais antigas pesquisadora do NUER, Alexandra é a nova professora do departamento de Antropologia.

Ela assume na vaga de aposentadoria da professora Ilka Boaventura Leite, fundadora e coordenadora do NUER.

Alexandra Alencar é professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Professora de Danças Afrobrasileiras no Projeto Dança, Educação, Arte e Cidadania do Instituto Estadual de Educação (IEE). Doutora (2015) e Mestra (2009) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou de 2018 a 2019 Estágio Pós-Doutoral vinculado ao Projeto Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades, aprovado pelo edital CAPES/MEC/SECADI 38/2017 desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (PPGICH/UFSC). Graduou-se Bacharel em Jornalismo também pela UFSC (2006). Tem experiência na área de produção de vídeos, com ênfase em comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades negras de Florianópolis, invisibilidade negra e umbanda. É pesquisadora do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER/UFSC), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG/UFSC).

Bem-vinda!