FUNZANA “INTEGRADOS À MASSA DA POPULAÇÃO”: “ÍNDIOS” E A CATEGORIA “PARDO” NAS CONTAGENS POPULACIONAIS DO IMPÉRIO” com Luana Teixeira (UFPE)

O NUER convida a todos/as os/as seus pesquisadores/as para participar do FUNZANA “INTEGRADOS À MASSA DA POPULAÇÃO”: “ÍNDIOS” E A CATEGORIA “PARDO” NAS CONTAGENS POPULACIONAIS DO IMPÉRIO” com a presença de Luana Teixeira (UFPE).

A apresentação visa discutir algumas possibilidades de abordagem das fontes relacionadas a mapas e censos populacionais no Brasil Imperial. Busca refletir sobre as formas de classificação da população, por parte dos agentes da administração imperial, em categorias como preto, pardo, índio, caboclo, branco. O objetivo é fazer uma reflexão sobre os contextos de produção das fontes para discutir os limites e possiblidades de incorporá-los às pesquisas.

Luana é mestre em História pela UFSC e em Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente é doutoranda em História pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), desenvolvendo pesquisa nas áreas de história social, Brasil Império, escravidão, quilombos e patrimônio cultural. Ela é pesquisadora do NUER e fêz parte da equipe do projeto Quilombos no sul do Brasil, do NUER. Ela também é autora de literatura infantil.

FUNZANA com Luana Teixeira

Data: 24/05/2013