III SEMINÁRIO SOBRE OS DIREITOS DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO

15/10/2014 10:19
O Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Serro, promove o III Seminário sobre os direitos das comunidades remanescentes de quilombo, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2014, às 19h, no auditório (Praça João Pessoa, 74, Centro).
O tema desta edição será a rememoração, a reconstrução e a reflexão das práticas pretéritas e atuais de resistência à opressão, que foram e são desenvolvidas pelas comunidades quilombolas do Serro, contra os regimes políticos (pretéritos e atuais) responsáveis pela instauração de uma ordem social que promove a opressão, exploração e extermínio da forma de vida quilombola na região do Alto Jequitinhonha. Pretende-se, com isso, refletir sobre as formas de luta política e jurídica, que podem ser utilizadas para a defesa dos direitos materiais e culturais das comunidades remanescentes de quilombo. O evento terá um caráter interdisciplinar e contará com a participação de professores, agentes públicos, lideranças de movimentos sociais e quilombolas, que se dedicam aos temas relacionados à efetivação dos direitos das comunidades tradicionais. Os alunos interessados poderão fazer suas inscrições no Diretório Acadêmico Ministro Pedro Lessa, estando os moradores de comunidades quilombolas isentos do pagamento da taxa de inscrição. O valor da inscrição para associados ao D.A é de R$ 15 (quinze reais) e, para não-associados, R$ 30,00 (trinta reais).

Para maiores informações acesse: http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2014-1/outubro/mg-2013-iii-seminario-sobre-os-direitos-das-comunidades-quilombolas-em-serro